SOLOS MINERALIZADOS

10/02/2013 10:39

Solos mireralizados, é um dos grandes problemas, que o usuários dos direcionais da Mineoro, encontra. No caso, particulas de ouro, muito pequenas, que devido aos aparelhos serem muito sensíveis, vai detecta-las, deixando o operador, pouco experiênte, não entendendo, pois o ap, dá sinal e ele não encontra nada.  Isto acontece muito, nas antigas regiões de garimpos, onde garimpeiros deixaram cair, alguma pepita muito pequena que deixa o operador confuso. São tão pequenas, que o aparelho não consegue marca-las com exatidão e também, não interessante economicamente. Sei que o grama do ouro está R$ 120,00. Mas imaginem, quato tempo vc pai perder, (talvez dias) para encontra-la. Também vai depender de outros aparelhos, complementares,tipo rastreadores, muito sensíveis para encontra-la.

Já pesquisei muito na região da Estrada da Graciosa, em Morretes, Pr.  Lá acontece. exatamente isso. Principalmente na beira das trilhas ali existentes. Estas trilhas eram usadas, antigamente, para o transporte de ouro e, algumas fagulhas ficaram pelo caminho. Estou abandonando esta região devido ao problema acima citado.

Todo prospector, com alguma experiência, elimina este problema, com o ajuste de sensibilidade do aparelho. Se o ap só dá sinal com sensibilidade em torno de (280, FG-90), e quando vc reduz para (250), ele silencia, trata-se do caso citado. Minha orientação é que o prospector ignore este sinal, pois não paga a pena.

Por estes pequenos detalhes, que sempre afirmo, que ninguém vai encontrar nada, a não ser que tenho no mínimo 1 ano de experiência, a menos que seja muito sortudo e caia em cima de algo realmente valioso. Existem vários detalhes que não constam nos manuais, que o prospector só aprende com muito tempo de prática ou realizando vários treinamentos na fábrica.