SINAIS DE OURO

22/08/2012 10:27

  SINAIS DE OURO

 
                    Visage ou visão e bola de fogo, são realmente sinais de ouro ?  Na minha opinião, podem ser.
Acredito em visão, desde que mais de uma pessoa, tenha presenciado. Já andei no meio do mato à noite, caçando tatú. Passei por perto de cemitério à noite e nunca vi algo de diferente. Acho que na maioria dos casos é o medo, o causador de tudo.
                    Bola de fogo ou Mãe do ouro. Existe dois tipos de bola de fogo. Aquela esverdeada, nada mais é que material orgânico em decomposição, onde o cheiro em contato com o oxigêgio, incendeia.
                    Bola de fogo dourada. Realmente é sinal de ouro. O campo iônico que desprende-se do ouro, também em contato com o oxigênio, incendeia-se.
                    Quanto ao ouro em rios ou ouro de aluvião, também deixa sinais na superficie. O ouro que vem rolando durante a cheia dos rios, localiza-se nas curvas, onde deixa uma espécie de borra de café. São estes sinais, que os garimpeiros procuram.
                     O uso de aparelhos direcionais, para localizar ouro em rios, não é usual.  Os direcionais, só vão marcar se houver uma grande concentração de ouro no local.  Isto acontece em rios que tem ouro e tem uma cachoeira no seu curso. O ouro, por ser mais pesado do que a água e a areia, fica acumulado no fundo da cachoeira. Sendo assim, o direcional vai aponta-lo.
                      Em meus contatos, geralmente com pessoas mais velhas do interior, sempre pergunto se ja viram ou ouviram histórias de bola de fogo ou visagem....
                      Desta forma, é que consigo indicios de locais para mnhas pesquisas.  Ainda não encontrei nada, mas como diz o Sr.Paulinho da Mineoro....Paciencia e persistencia são características daqueles, que ainda vão encontrar o que procuram....Tomara que seja verdade....
 
                      Rudinei Fonseca: 21/08/2012