ouro e tesouros no paraná.

10/08/2012 14:22

TESOUROS E OURO, NO PARANÁ.

 

 

Neste artigo, comento sobre o assunto, mais especificamente, na região da Serra da Graciosa, entre Quatro Barras e Morretes.

A propósito.....Quatro Barras, seriam quatro barras de ouro ? Os moradores da região,afirmam que sim....Interessante...

Os relatos a seguir, foram conclusões minhas, após muita pesquisa na internet e visita ao local. Já percorri, todo o caminho da Graciosa,

da casa de pedra ao Rio São João. O Caminho da Graciosa, não é a mesma Estrada da Graciosa, como muitos pensam....O Caminho, segue margeando

a estrada e muitas vezes, cortando-a.  A Estrada e o Caminho, tornam-se um só, em alguma parte entre o Recanto Grota Funda e o Recanto Bela Vista.

As datas que relato a seguir, não são precisas. Não é este o objetivo do artigo.

O Caminho da Graciosa, foi aberto em torno do ano de 1600, por exploradores de ouro, vindos principalmente de São Paulo. A estrada, foi concluída, depois do ano de 1800. Este caminho, também foi muito usado pelos índios, em suas idas e vindas entre o litoral e o planalto. No verão, desciam para o litoral em busca de mariscos e peixes. No inverno, subiam para catar pinhão.

A parte que mais nos interessa, foram os próximos a utilizarem este caminho.  Os Jesuítas.

Os padres católicos, vieram para esta região, com a missão de catequizar os índios, mas.........notaram que a região era abundante em ouro.

Os índios aqui encontrados, usavam jóias e amuletos de ouro puro. Constataram que tinham tudo o que precisavam para angariar riquezas para a igreja. Os índios conheciam o local e contavam com mão de obra farta, dos índios.

Tiveram muito êxito na sua nova atividade. Mas aí, pegaram o vírus da terra....Mandavam para a igreja, apenas 20% do que conseguiam, através de Paranaguá, em navios que vinham anualmente para este fim. Enterravam 80%.  Como viram que o ouro era farto, surgiu entre eles, a ambição de fundar um novo País. Este seria católico e seria localizado nas proximidades do Paraguay.

Problemas a vista: O Marquês de Pombal, descobriu através de informantes, que não gostavam dos padres, o que estava acontecendo. Pressionou ao Rei a tomar uma atitude. Por volta de 1759, o Rei baixou um decreto, expulsando os jesuítas de todas as suas colonias, inclusive, a brasileira.

Os padres da região, não tiveram tempo de retirar as suas riquezas da terra. Refugiaram-se nas matas, deixando suas riquezas, para nós, aventureiros do futuro.

Refugiaram-se, subindo o Rio São João.......Mas esta é outra história, que postarei em próximos artigos.

Uns, nos chamam de loucos, por acreditar nestas histórias....."Loucos não. Não somos melhores nem piores que ninguém...Apenas, pensamos diferente"   Não aceitamos com naturalidade esta crença, de que a vida seja apenas: Nascer, crescer, multiplicar , aposentar e morrer.....Acreditamos que vida seja muito mais do que isso. Aventuras, contato com a natureza e busca de riqueza, não para fazer como faziam os padres..... Ficar com um pouco sim, para o conforto de nossa familia....Mas como podemos ajudar os outros sem termos como ?  Procuramos tesouros, sim. Mas não com avareza.....Achamos que a melhor maneira de ajudarmos o próximo é tendo condições financeira para isto....

Para aqueles que gostam do assunto, tenho pg no Orkut "Caçadors de tesouros" foto cominidade. Baú com tesouro.

Em breve, criarei um Blog, sobre o assunto.

Contato: rpf939@yahoo.com.br

Rudinei Fonseca

 

 


Cruz jesuíta.