JESUÍTAS NO PARANÁ.

10/08/2012 14:25

JESUÍTAS/TESOUROS/OURO

 

 

Este artigo, é continuação de TESOUROS/OURO no Paraná, publicado em 1º/08/2012.

 

Para entender este, recomendo que leiam o anterior.

 

Naquele, falei, que os jesuítas, durante sua fuga, devido a sua expulsão, pelo Marquês de Pombal, subiram o leito do Rio São João.

O fato foi realmente este. Durante sua fuga, subiram o leito do Rio São, por vários dias, até encontrar local ideal para seu refugio.

Este rio, corta a Estrada da Graciosa, próximo a vila de São João da Graciosa. Precisavam de um lugar alto, para ver o mar e os inimigos que se aproximassem.  Fundaram a Cidade dos Jesuítas ou refugio dos jesuítas. Neste local, viveram o resto de suas vidas, pois eram fugitivos da coroa portuguesa e considerados personas não grata.

Como já tinham experiência em garimpo, fundição de ouro e entesouramento (principalmente em pedras ocas, sem deixar vestígios),

levaram muitos índios com eles e continuaram com o garimpo. Tinham ideia, que o rei iria perdoa-los e tudo continuaria como antes....

Hoje, este lugar é de difícil acesso. Literalmente no meio da mata. Sem trilhas e muito menos estrada. Dizem, que leva dois dias de caminhada.

O que relato a seguir, não tenho como comprovar.... pois é relato de um morador, que participou de de uma expedição ao local e jura que nunca mais volta lá.  A expedição foi patrocinada por homem muito rico, que chegou até o local de helicóptero. Os outros dois, seguiram pela mata.

Conta ele, que ao se aproximarem do local, coisas estranhas começaram a acontecer......Vozes; cobras imaginárias; ventania.....mas não desistiram.  Chegando ao local encontraram o patrocinador que havia descido por uma corda. Acamparam ao anoitecer e já começaram a ouvir cantorias, como hinos religiosos. Não deram bola, pois já haviam ouvido a respeito.

Levaram vários detectores de metais com modelos e fabricantes diferentes..... Os aparelhos ficaram loucos, pois havia   sinal de ouro, em vários locais.  Resolveram explorar um túmulo, onde o sinal era mais forte...Levantaram a lápide e um deles caiu para trás. Ao levantar, estava totalmente transtornado e disse num sotaque diferente: - Vão embora....isto aqui não pertence a vcs...se vcs ficarem, ficarão para sempre....não perturbem quem está descansando...Tiveram que amarrar o companheiro e saíram as pressas.

Hoje, não querem nem falar no assunto. Dizem que o local é assombrado. Não voltam lá, de jeito nenhum......

Na vila, existe um mateiro que se ofereceu para me levar no local, em troca de dinheiro, mas......tô fora.......

Estou montando um Blog sobre estes assuntos..... Tenho comunidade no Orkut: Caçadores de tesouros. Sua foto é um baú com jóias.

Rudinei Fonseca   rpf939@yahoo.com.br


Já encontrei, em 3 locais diferentes, uma pedra igual a esta. Acho que é um marco e sua ponta mais aguda, aponta para o alvo.