DIRECIONAIS/ELETRICIDADE.

24/04/2014 08:14

É possível pesquisar ouro, dentro de uma casa, com a rede elétrica ligada ?  Os direcionais da Mineoro, FG-80 e FG-90, sofrem influência da corrente elétrica. Os modelos mais antigos, não sei, pois nunca usei. Tive um HC 300, mas não lembro muito, pois foi meu primeiro, deste tipo. Tem um amigo meu, que tem um HC-300, que não sofre influência. Não sei se é regra geral.

Respondendo a pergunta inicial, a resposta é sim. Desde que o pesquisador seja experiênte e tome certas precauções..... O Fg-90 é o mais sensível da família.  O mais aconselhavel, é desligar do dijuntor....Mas existem lugares, que isto não é possível, ou a rede elétrica externa, passa muito próximo. Como a corrente elétrica afeta os Fgs ?  Já tive influência, a mais de 200 mts...Próximo a rede de alta tensão.

Procedimentos: Ao calibrar o aparelho, diminua, cerca de 50 pontos. Quando localizar um sinal, tente encontrar o centro. Se o aparelho bipar em diversos pontos e vc não conseguir localizar o centro....É rede elétrica.

Tesouro: Se no local pesquisado, existir um tesouro, vc vai notar a diferença. O bip vai ser intenso e vc vai localizar o centro, com facilidade...

Em caso de pesquisa de campo, próximo a rede de alta tensão, o problema é o seguinte....Qualque morrinho, ou valeta, voltada para a rede, vai dar sinal. O procedimento é semelhante ao citado acima...