CAMINHOS DA SERRA DO MAR, NO pARANÁ

10/08/2012 14:15

CAMINHOS DA SERRA DO MAR, NO PARANÁ.

 

 

Os caminhos da Serra do Mar, no Paraná, os mais conhecidos, são três:

Caminho da Graciosa; Caminho do Itupava e o Caminho do Nhanha ou Caminho do Arraial.

Os caminhos, foram abertos, por volta do ano 1600, por exploradores de ouro (faiscadores), principalmente vindos de São Paulo pelo litoral. Posteriormente, foram usados pelos índios, em suas idas e vindas, entre o litoral e o planalto. No verão, desciam rumo as prais para pescar e mariscar. No inverno, subiam para a cata do pinhão.

Os padres jesuítas, também utilizaram estes caminhos. Quer para se deslocarem entre as aldeias, como veremos mais adiante, conduzir suas riquezas, até o litoral.

Caminho da Graciosa. Inicia, na vila São João da Graciosa e sobe até o alto da serra. No topo existe uma placa que diz: “caminho original da Graciosa”. Este trecho de +- 3 quilômetros, é conhecido como estrada do alemão. Neste trecho encontra-se a trilha de acesso ao morro do Sete e a casa de pedra.

O caminho da Graciosa, não é a mesma Estrada da Graciosa. O caminho, segue a Estrada. As vezes, muda de lado. Existe um único trecho, de aproximadamente 500 metros, em que o Caminho confunde-se com a Estrada. Este trecho vai do Rio Grota Funda, até proximidades do Bela Vista. Durante a subida, a estrada e o Caminho, cruzam por diversos rios e precipícios...

Na Estrada da Graciosa, existem cinco recantos (Locais com churrasqueiras e comida da região) e sua ordem de cima para baixo é a seguinte: Lacerda; Cascata; Grota Funda; Ferradura e Mãe Catira.

Caminho do Itupava: Começa na localidade de Borda do Campo, município de Quatro Barras “De ouro” ? e desce até Morretes. Este, também era muito utilizados por caçadores.

Este caminhos é dos mais utilizados, hoje, devido aos seus diversos pontos turísticos, como Cadeado e Casa do Ipiranga. A estrada de ferro cruza este Caminho.

Caminho do Arraial. Começa em Morretes, no antigo porto Imperial e sobe, margeando o Rio do Pinto. Passa por dentro do Parque do Pau Oco, onde confunde-se com o oleoduto da Petrobras.

Os caminhos, antigamente, eram a única comunicação entre o planalto e o litoral.

Depois vieram a Br 277 e a ferrovia. Hoje, é usado apenas por aventureiros. Trilheiros e caçadores de tesouros dos Jesuítas. Tesouros dos jesuítas......Será que ainda existem mesmos ? Já vi mapas e falei com pessoas da região...Se você é como eu, que acredito, entre em contato...