REDE ELÉTRICA-INTERFERÊNCIA

09/08/2013 10:54

Sempre fui alertado, pelo Sr Paulinho, da Mineoro, sobre os riscos dos direcionais, com umidade elevada e próximo as redes de alta tensão. Confesso, que nunca dei muita bola para essas "bobagens". Quanto a umidade, ainda não tenho uma opinião formada, mas, estou achando, que interfere, sim.

Rede elétrica: Neste final de semana, estive caçando em Cerro Azul/Pr.  Eu já vinha desconfiando da interferência das redes, no funcionamento do FG-90. Como ocorre a interferência:  Se você apontar o direcional para a rede, não vai acusar nada. Se apontar para o transformdor, deve apitar.

Um fio, quando percorrido por corrente elétrica, gera, ao seu redor, um campo magnético, proporcional a intensidade da corrente.

A interferência aparece quando você estiver pesquisando, a menos de 200 metros da rede (Alta tensão). A intensidade de afetação, depende do potencial da rede. Uma rede de 110 V, a interferência cai para uns 30 mts.  Você vai encontrar sinais falsos, em diversos pontos, principalmente, nas encostas dos morros, que estão viradas para a rede. Como ocorre, não sei.....Porque não acontece em todos os lugares próximo a rede. Sempre que você pesquisar próximo a rede, vai ter sinal. Confesso que já entrei nessa, diversar vezes....Conselho: Sempre leve junto, um rastreador para confirmar. Se não encontrar sinal com o rastreador, desista...Por isso que sempre digo....Quem não tiver muita experiência com os direcionais, dificilmente vai encontrar alguma coisa. Já estou a dois anos e ainda não encontrei nada, mas afirmo, que os aparelhos funcionam....

Obs: Comparando os tres: HC-300; FG-80 e FG-90, Parece que o HC-300, sofre menos influência de rede elétrica.

Conclusão: Quando eu for convidado a me deslocar, grandes distâncias para conferir alguma história, a primeira pergunta que farei é esta. Tem rede elétrica próximo ? Se tiver, tô fora....